quinta-feira, 8 de novembro de 2007

E no início vieram os transgénicos...



"OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados. São organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas pelo Homem."


Para além da definição, está a realidade - a Ameaça ou a Esperança*!


Ao longo do ano, desenvolveremos um trabalho de divulgação, não so na internet, como também numa escola perto de ti: Escola S/3 Latino Coelho - Lamego.

Encontrar-nos-emos por aí
*Nota: Com o link associado a "esperança" não se pretende publicitar qualquer empresa mas, meramente, providenciar informação sobre aplicação de OGM.

22 comentários:

Anónimo disse...

Olá, passei neste blog e deparei-me, desde logo, com o polémico e actual tema escolhido por vós...
Fazem muito bem em divulgar informações no vosso blog sobre os OGM, alimentos esses presentes no nosso dia-a-dia.

Boa sorte para o vosso trabalho

Anónimo disse...

Sigam... Só mesmo no Liceu se fazem trabalhos como este... Qual a vossa turma? Vou ficar atento ao blog, esperando novas informações.
Boa sorte e parabéns pelo oportunismo do tema!

André Meireles disse...

Bem, a escola ñ é propriamente perto de mim...mas vou vendo na net!
Fazem bem em debater este tema...parece k so se fala por alto e ninguém desta nossa "juventude" de hoje se preocupa com akilo k vai ser o nosso futuro, o k vamos comer e td mais...
Mt boa sorte para o trabalho e k no fim vos dê uma excelente nota...:P
Ca vos espero na UTAD!:P

Anónimo disse...

Tema interessante! Digo isto não só por ter sido "obrigada" a passar por aqui! Lol. Sei muito pouco sobre este tema, mas fiquei com curiosidade e vou esperar ansiosa por mais informações. Parabéns pela iniciativa! Vou voltar!
ISA

OGM - Ameaça ou Esperança? disse...

Agradecemos o feedback que recebemos em tão pouco tempo... Esperamos corresponder a todas as vossas expectativas. E não se esqueçam de voltar!

Anónimo disse...

Olá pessoal. Adoro o tema.. Para além de este ser actual, também é muito controverso, daí dever ser devidamente esclarecido (tal esclarecimento não é visível na nossa sociedade). Será, esta falta de comunicação existente, ocasional? (até porque alguns portugueses desconhecem este tipo de alimentos) Ou, por outro lado, será propositada devido a factores económicos? (Se muitas desvantagens destes alimentos fossem divulgadas provocaria uma crise neste sector)
Espero que este blog seja esclarecedor e por isso desejo muita sorte. =P
Mx_24

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blog e pelo tema. Acho que foi uma bela iniciativa terem escolhido este tema tão interessante! Conhecendo-as como conheço, tenho a certeza que o vão desenvolver muito bem!
Boa sorte migas!

Anónimo disse...

bom tema....
o futuro é já amanhã ...
bom trabalho meninas

Anónimo disse...

Bem temos trabalho! Perdoem-me temos O trabalho! Um tema interessante para fugir à regra... Em vez de um trabalho de nota fácil, buscaram um trabalho útil. Conhecendo uma destas meninas como eu conheço, isto vai ser de arrasar! Diana, espero que as tuas colegas e tu tenham 20 nisto!Lol Muito boa sorte.

JAVA disse...

Bem keru k fike bem apontadu k fui obrigadu a passar por ka loool

Mas keru desejar aos karos kolegas um bom projectu de APB iii boas notas para todos ja agr passem nu blog de APF do meu grupo http\\:ap-java.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá, em primeiro lugar quero felicitar-vos pelo excelente trabalho que estam a desenvolver, pois é deveras importante termos a informação necessaria para um futuro proximo no ramo dos OGM, tb é de salientar que um projecto destes só podia partir de alunos da latino coelho. parabens e uma boa continuação.

Anónimo disse...

cá estou eu também a fazer um comentário... axo k vai ser um bom tema para desenvolverem. certament k algms pessoas n estao mt informadas sobre os alimentos trangénicos e vai ser bstnt benéfico voces as informarem atrvés dst blog.
boa sorte po tabalho mininas.
sofia

Anónimo disse...

oioi...meninas...entao o tao famoso blog ja esta pronto...muito bem...ja estava ansiosa para o visitar..
desde ja, vos dou os meus parabens, nao so pela escolha do tema, como também pela iniciativa de criar este blog.
precisamos mesmo de nos informar sobre o tema.
espero conseguir esclarecer as minha dúvidas aki...

BOA SORTE!!...e ja sabem...sempre k precisarem de uma fotografa.."eu estou aki"!!
loool
beijo....e MÃOS À OBRA!

Anónimo disse...

Oi! Bem,espero que com este blog consigam sensibilizar o maior número de pessoas. Esta é uma temática que está pouco explorada e que levanta ainda muitas dúvidas! Boa sorte para o trabalho e espero por mais desenvolvimentos! =p

Anónimo disse...

Parabéns por terem começado um blog e força para o manterem. Comer uma maça com um sabor agradável e comer outra maça com genes diferentes, por exemplo com sabor a outra coisa qualquer, será saudável? Terá um sabor mais agradável? Os mecanismos que regulam os genes ainda não são completamente conhecidos. Conhecem-se já os efeitos destes produtos? Até hoje, penso que as técnicas usadas são técnicas rústicas e imprecisas. Quais serão os riscos para a saúde? Deverão existir regras mais restritas de rotulagem de produtos alimentares? Neste momento será seguro consumir alimentos geneticamente modificados? Ao longo do ano penso adquirir conhecimentos sobre este tema no vosso blog.Mais uma vez parabéns.

Aproveito para deixar aqui o endereço do blog do Projecto da “Educação para a Saúde” da Escola - http://escolalatinocoelho-escolasaudavel.blogspot.com

Anónimo disse...

oi!!
O que tenho a dizer é basicamente, k é um projecto bastante interessante que é um tema cada vez mais "discutido" e actual...

Bom trabalho!!!

Anónimo disse...

Que posso eu dizer que não tenha ainda sido dito? Acho que devo ser dos únicos que não conheço as alunas (deduzo pelos outros comentários) que estão por trás deste blog. mas não é por isso que não hei-de comentar! Parece uma boa premissa, o post inicial foi perfeito - não é presunçoso nem tenta impressionar com grandes termos científicos -, a vontade parece-me muita... Que consigais concretizá-la. Vou passando por aqui, espero ver mais posts brevemente. Felicitações académicas.

Anónimo disse...

Bem, depois de todo este caudal de elogios as meninas (boa dedução, Pedro) já devem estar bem orgulhosas... Mas eu não podia de passar por cá, sendo da Latino Coelho, e dar os parabéns a um trabalho original dentro da insipidez normal de Área de Projecto. Mas como isto é uma escola, pior que uma "Tertúlia Cor de Rosa" as vossas ambições para este trabalho já me chegaram aos ouvidos e tenho a dizer: UAU! Finalmente, em vez de Comissários Europeus cujo discurso faria o Fidel Castro adormecer, alguém se lembra de organizar um evento com investigadores a sério e não políticos que acima da bandeira têm o lobby. Pronto já devem ter notado que eu sou um bocadito reaccionário, sensacionalista diria aí a colega Diana (das outras só conheço o nome, pelo que peço desculpa). Vamos lá então a isto... Fico à espera de novos posts para mais comentários onde mais do que comentar farei uma crítica...LOL
Muito boa sorte!!!!!!

Anónimo disse...

Tenho esperança que a engenharia genética, não faça tábua rasa da precaução e não quebre a barreira das espécies de uma forma irreversível e incontrolada…e, sobretudo acredito que com iniciativas destas, levadas a cabo por jovens adultos como vós, o Mundo será certamente mais cuidadoso e equilibrado cientificamente. Parabéns pelo empenho e pela vossa determinação! Agrada-me particularmente constatar que a minha “ex-aluna” Filipa continua a ser uma menina muito especial e com objectivos bem definidos no que toca ao seu futuro e ao futuro do planeta. Parabéns a todos.
Da sempre amiga Paula Cardoso.

Anónimo disse...

Aí está um tema actual e bastante interessante.
Excelente ideia a de criar um blog que trate de assuntos como a manipulação genética.
Vou ficar atento. (Jáadicionei o blog aos favoritos)

Anónimo disse...

Ora cá estou eu...custou mas foi...
Muito bem priminha, quero ver novidades...

Boa sorte a todos os elementos!

Carina Duarte

Anónimo disse...

Acho que é um projecto que vai dar muitos frutos, pois é um tema da sociedade actual. Muito se fala nos ogm, mas afinal o que trazem eles pa nossa vida, sera q por conservarem os alimentois, tbm conservam o nosso organismo?
um blog 5* e vou visita-lo mais vezes.
boa sorte para o trabalho e espero q tirem todos boa nota, em especial a minha amiga filipa, que e a pessoa mais querida q conheco ate hoje