quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Riscos para a saúde?

Numa investigação liderada pela cientista Dra Irina Ermakova do Instituto de Actividade Nervosa e Neurofisiologia da Academia Russa de Ciências, foi utilizada farinha de soja transgénica na alimentação de ratas.



Nesta investigação utilizaram-se três grupos de indivíduos: num primeiro grupo foi utilizada soja transgénica na alimentação, um segundo grupo, nas mesma condições, foi alimentado com soja não transgénica e num último grupo a alimentação não incluiu qualquer soja. A investigação teve início duas semanas antes da concepção, mantendo-se durante a gravidez, parto e amamentação dos indivíduos fêmeas.



Verificou-se que:


- 36% dos recém nascidos alimentados com soja transgénica não conseguiram ganhar peso (nos grupos de controle essa percentagem foi de 6%).


- 55.6% dos ratos nascidos das mães alimentadas com soja transgénica morreram no espaço de três semanas (nos grupos de controle a taxa de mortalidade foi de apenas 9%, com soja convencional, e 6%, sem soja).




Segundo a Dra. Ermakova, "A morfologia e estrutura bioquímica dos ratos é muito semelhante à dos humanos, o que torna estes resultados muito perturbadores. Eles apontam um risco para as mães e respectivos filhos".

3 comentários:

Anónimo disse...

Assustador! Um prova cinetífica que nos mostra uma sentença biológica que nós próprios proferimos ao aceitar que este tipo de alimentos entrem na nosa vida... Uma prova que as meninas não andam a brincar... Já venho o 20 este período!!

Anónimo disse...

Óptimo! Investigação com provas dadas... meninas a caminho da auto-descoberta e de um patamar superior de inteligência! Bionicman concordo cntg... já vejo o 20!

Anónimo disse...

Investigação...É sempre sinónimo de empenho e interesse, neste caso, também de respeito para com os cibernautas que param neste blog para receber informações de forma tão directa e utilitária... Não conheço os autores, mas se é um blog em projecto educativo têm muito de que se orgulhar, pois fazem mais do que lhes é pedido, mais do que os poderes pretendem. Muitos parabéns!